Os 18 anos de Curtindo a Liberdade:
Lançado no dia 9 de janeiro de 2004, o filme é inspirado em dois clássicos da era de ouro Hollywoodiana.
Mandy Moore vinha de um clássico do cinema adolescente dos anos 2000: Um Amor Para Recordar (2002) também distribuído pela Warner Bros Pictures.
Já Matthew Goode fazia sua estreia.
Em 1998, surgiu a ideia de fazer um filme sobre a filha do presidente da Casa Branca, pelos estúdio Walt Disney. No ano de 2004, também foi lançado um remake em 24 de setembro, dessa vez com outra atriz adolescente, Katie Holmes, pelos estúdios Fox.
Mas antes disso, Mandy Moore se aventurou a interpretar a filha rebelde do presidente dos Estados Unidos.
A primeira opção de título do filme de 2004, era First Daughter, mas os produtores do mesmo - acharam que poderia confundir com a versão da Disney, sendo assim, foi então chamado de Chasing Liberty.
Anna Foster (Mandy Moore) sonha viver uma vida em que não haja agentes do serviço secreto estadunidense a acompanhando, mas quando seu pai (o presidente) quebra a promessa, ela decide fugir das prisões e consequências em ser a primogênita de um importante chefe de estado.
Nessa fuga, ela conhece Ben Calder (Matthew Goode) que está apenas sendo um agente especial, mas Anna nem sequer desconfia.
O enredo do filme foi inspirado em Chelsea Clinton, fotografada na época tentando se enturmar com outros estudantes num jogo de basquete.
Mas há também ecos de inspiração em muitos momentos da película, com Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu, 1953) em que Audrey Hepburn é a princesa Ann, que viaja por Roma completamente disfarçada, fugindo das obrigações impostas pela corte real.
Até os nomes das personagens de Mandy Moore e Audrey Hepburn se parecem bastante: Anna e Ann, respectivamente. É incrível também que fizeram uma versão modernizada exatamente 50 anos depois, já que a obra cinematográfica foi filmada em 2003.
Em ambos os filmes a personagem está acompanhada por uma pessoa que sabe sua verdadeira identidade e outra que absolutamente é um pateta. E também, se aventuram na companhia de uma motocicleta.
Mandy teve seu desempenho comparado à atrizes como Mary Tyler Moore, Sally Field e Doris Day, tendo uma avaliação crítica como "simplesmente simpática" e com "inteligência expressiva".
O filme não obteve uma grande bilheteria, comparado ao seu orçamento, mas foi sucesso de público e teve críticas mistas por parte de sites e especialistas em cinemas.
Ele é considerado melhor em relação às adaptações da Disney e da Fox e também ganhou prêmios relacionados ao público adolescente, como o Teen Choice Awards, no total foram três prêmios.
Outros críticos também comparam ao filme "It Happened One Night" de 1934 (Aconteceu Naquela Noite), sendo Curtindo a Liberdade uma versão modernizada e reformulada. Aconteceu Naquela Noite, conta com a história de uma filha de um milionário, que foge de casa sem a permissão do pai e acaba se apaixonando por um jornalista charmoso, mas sem grande futuro. O filme faz o inverso de todos os outros: Começa na Europa e vai para os Estados Unidos.
Aconteceu Naquela Noite é também considerado a base de todas as comédias românticas já lançadas no cinema. Ele foi o pioneiro ao juntar duas pessoas de personalidades fortes para se juntarem por dias e viverem um romance, mesmo sem se dar conta que estivessem se apaixonando.
Comentários
Postar um comentário