Extraordinary e Quem Eu Sou: Um caminho de autodescobertas através de inspirações
A ADM deste blog também é fã da cantora Sandy e acabei encontrando semelhanças em duas obras de Mandy e Sandy.
Ao ver o videoclipe de Extraordinary da Mandy Moore, lançado em 2007 que faz parte do álbum Wild Hope, logo de cara lembrei do clipe de Quem Eu Sou, da Sandy pro álbum Manuscrito (2010). O conceito sobre retratar personalidades famosas é realmente incrível.
Óbvio que são obras bem diferentes, mas as letras falam de autodescobertas e os clipes retratam a inspiração em personalidades femininas bem importantes.
No clipe "Quem Eu Sou" da Sandy ela traz personalidades da indústria do cinema e musical, tipo a Amy Winehouse e a Audrey Hepburn, sendo a última uma das inspirações da Sandy até na maquiagem.
No clipe da Mandy ela relembra personalidades femininas comuns e da ciência como Amelia Earhart. Também pesquei uma referência à Joni Mitchell - pela qual a Mandy é fã.
(Só não consegui encontrar capturas melhores das caracterizações da Mandy para essas personagens, visto que arquivos sobre Mandy em 2007 não era tão populares). Mas fiz capturas no computador do clipe. :)
Para essa autodescobertas, são usadas essas personalidades femininas para metaforizar a busca disso. Todos os dias, nos nossos momentos de reflexões, consumimos arte e ciência.
A gente se inspira em pessoas. Pessoas nos inspiram e continuam esse legado cíclico.
Para que seja possível sermos felizes, precisamos saber quem somos e valorizar o que já alcançamos.
Essa metáfora da fama é perfeita ao se caracterizar em múltiplas personagens. Um dia descobrimos quem somos a partir do que enxergamos. Tirando as distorções, reconhecendo os limites e, quiçá, imaginando chegar ao topo, mas para isso, precisa-se enxergar que toda a experiência - o caminho - é a melhor parte da existência. Somos muito cobradas a seguir determinados exemplos de comportamentos e formas de vida, mas podemos ser felizes, inspiradoras e realizadas sendo quem nós queremos.
Clipe de Quem eu Sou - Sandy: Quem Eu Sou
Clipe de Extraordinary - Mandy Moore: Extraordinary (o clipe original não foi postado no canal da Mandy e encontrei essa versão modificada porque dá pra ver uma parte do Vídeo.
Enquanto no clipe da Sandy é construído por imagens que formam uma linha do tempo, fotografadas e animadas em slowmotion, no clipe da Mandy, as personagens são os degraus das outras, filmadas de baixo para cima, para que uma chegue ao topo e realize o seu salto. Nesses clipes, vemos a importância de se construir no tempo e de se reerguer em busca dos nossos desejos, vamos ter pessoas que nos inspiram nessa trajetória. A cada degrau e tempo percorrido, fazemos um ato revolucionário a nós mesmas: O de autoconhecimento.
Comentários
Postar um comentário